Em Digimon Masters Online  ou DMO o jogador assume o papel de um Tamer, uma pessoa capaz de entrar no mundo virtual e aliar-se a certos digimons para combater digimons selvagens.

Digimon or Digital Monsters, são formas de vidas artificiais que vivem no espaço virtual criado a partir de computadores e redes ao redor do mundo. Todos eles tem inteligência própria e são capazes de se comunicar com palavras, mas vivem pela "Lei do Mais Forte". Eles crescem conforme acumulam experiencia e dados de outros digimons, causando muitas vezes uma alteração física neles chamada de Digievolução. Essa digievolução, ajuda a separar os digimons nos seguintes grupos:

  • Bebe I: (Younenki I) é a primeira forma que um digimon assume assim que sai do ovo. Em Digimon Masters Online nenhum digimon desse grupo aparece.
  • Bebe II: (Younenki II) é a segunda forma de um digimon. Ele assume essa for após algum tempo de vida. Em DMO nenhum digimon começa nessa forma, porém os digimons Koromon, Upamon, Tsunomon e Tanemon aparecem no jogo como inimigos, e o digimon Tanemon pode ser adquirido pelo jogador.
  • Criança: (Seichouki) é a terceira forma de um digimon. Em DMO é a forma mais básica e a grande maioria dos digimons começam nessa forma após serem chocados. Em inglês eles são chamados de Rookie.
  • Adulto: (Seijukuki) é a quarta forma de um digimon. Em DMO é a forma conquistada pelos digimons após o level 11. Em inglês são  chamados de Champion.
  • Perfeito ou Ultimate: (Kanzen-tai) é a quinta forma de um digimon. Em DMO é a forma conquistada pelos digimons após o level 25. Em alguns casos é necessário o uso do item Evoluter para desbloqueá-la. Em inglês são chamados de Ultimate.
  • Mega: (Kyuukyoku-tai)é sexta e para alguns casos a ultima forma de um digimon. Em DMO é a forma conquistada pelos digimos após o level 41. Assim como a forma Ultimate, é necessário o usro do item Evoluter para desbloqueá-la. Em inglês é também se chama Mega.
  • Burst Mode: () é a sétimae ultima forma no jogo DMO. Um digimon precisa atingir o nivel 65 e ter um item espeficico para cada digimon para atingir essa forma.